terça-feira, 30 de junho de 2009

PORTO ALEGRE TEM LEI DE FOMENTO

Foi aprovada na tarde de ontem pela Câmara dos Vereadores, a Lei de Fomento ao Teatro e a Dança de Porto Alegre. Na foto um dos estopins desta vitória: 06 de setembro de 2005 - DIA DA IMOBILIZAÇÃO DA CULTURA. Os grupos de teatro de Porto Alegre realizaram uma manifestação exigindo que os órgãos culturais municipais, estaduais e federais acordassem ecomeçassem a trabalhar. Um significativo resultado aparece agora. A nossa lei é meio marota. Não é como a Lei de Fomento de São Paulo que quando foi aprovada já tinha um gordo orçamento destinado a execução da lei. A nossa lei tem 100 mil reais. Com este valor não dá pra fomentar coisa alguma. O valor mais modesto aceitável seria 1 milhão de reais. Mas certamente, o teatro e a dança de cidade seriam mesmo fomentados se o orçamento chegasse pelo menos perto de 2 milhões anuais. Aí sim e Lei teria valor e vários grupos, a exemplo de São Paulo, poderiam ser fomentados.
Mas, nossa Lei de Fomento está aprovada. Grande vitória! Graças a articulação política do Caco Coelho e a coesão e determinação dos grupos de teatro da cidade.
FOTO: KIRAN
M.F.

sábado, 27 de junho de 2009

ALGUMAS HORAS COM ARTURO BANDINI



Acabei de ler "Sonhos de Bunker Hill" de John Fante. Este é o terceiro livro dele que leio. Virei fã do cara antes de ler alguma coisa dele. Foi quando soube que Fante influenciou Bukowski. Ele é o precursor da geração beatnik. Só este currículo ja impressiona. Mas depois de ler "Pergunte ao Pó", "1933 Foi um Ano Ruim" e estes "Sonhos..." tenho que tirar o chapéu para John Fante. O cara escreve de um jeito que prende o leitor ao livro. Vivemos as aventuras de Arturo Bandini ao lado dele. Ficamos ricos com ele e com ele perdemos tudo. Arturo Bandini vive intensas aventuras e abissais mudanças na sua vida. E nós com ele. Maravilha. Vou atrás de outros livros dele. E quem ainda não leu deve ler pelo menos "Pergunte ao Pó.

MARLENI - O TEATRO VAI AO CINEMA



Ou será que o cinema que foi ao teatro? Bem, eu fui ao majestoso Teatro do CIEE assistir Marleni, espetáculo assinado por Márcia do Canto e Liliana Sulzbach. No elenco, uma dupla de peso, duas conceituadíssimas atrizes: Ida Celina e Araci Esteves.
Comentar este espetáculo não é nada fácil. A peça me colocou numa sinuca de bico. Passado alguns dias, ainda não sei definir as causas dos meus sentimentos.
A peça é bem dirigida. Tudo é limpo e está perfeitamente no lugar. Vê-se a mão da Márcia do Canto e vê-se o olhar cinematográfico da Liliana Sulzbach. A inserção de imagens são muito bem realizadas. Tecnicamente perfeitas. As atrizes compõe suas personagens com maestria e quase exatidão. Araci Esteves tira de letra. Só fiquei pensando no estado das cordas vocais dela, que usa o tempo inteiro uma voz rascante, áspera e integralmente na garganta. Ida Celina boa como sempre. O cenário do Élcio Rossini é um primor. Tem beleza e harmoniza-se perfeitamente com a peça. Tudo está rigorosamente em seu lugar.
Então, porque a peça não "me pegou"? Porque me distanciei várias vezes do espetáculo? Porque vi pessoas cochilando na platéia? E eu mesmo me peguei com os olhos pesados? Precisava mesmo daqueles microfones? Será que o ritmo da peça é todo meio igual do começo ao fim? O texto que não se universaliza? As atrizes não arriscam um voô mais profundo ou mais alto ou mais louco? Os acontecimentos são previsíveis? É tudo limpo demais? O conflito não se sustenta? Não sei. Não sei definir o que é.
M.F.

sábado, 20 de junho de 2009

O DESVARIO DA TAINAH


DESVARIOs.m. Desregramento do proceder; desatino, loucura, delírio: os desvarios da juventude.Desvario: devaneio, desacerto, loucura, formada pela prefixação de "des" + o radical "vari" + o morfema "ar". Desvario: alienação, alucinação, delírio, demência, desatino, desvairo, insânia, loucura e tresvário

Em primeiro lugar: vão ver que a peça é boa. Na verdade, a peça é muito boa. Tudo o mais que eu escrever adiante jamais poderia diminuir uma vírgula desta montagem que é um acerto, pricipalmente se levarmos em conta o atual panorama do teatro local.
O texto é brilhante. Os cacos são bons. As liberdades com o texto são boas. A marcação é criativa, variada e, por muitas vezes, tão surpreendente quanto o texto. Os atores estão todos muito bem. Pequenos deslizes de texto de uma atriz, mas afinal de contas estamos no segundo dia. Vi a peça e já fiquei com vontade de vê-la novamente depois da trigésima apresentação. Daí é que vai estar boa de verdade. Por enquanto, parece apenas um arremedo do que pode ser esta história de “um homem desorientado, quase desesperado”, conforme ensina o release da peça. A interpretação do casal protagonista terá que elevar-se mais alto se quiserem atingir as notas gravadas no texto, que é simplesmente brilhante. Melhor do que este somente Paul Auster em O Gordo e o Magro vão para o Céu.
A direção de Tainah é segura e limpa. Tem um desenho claro e uma modernidade inerente. Tem gente quer ser moderno, que segue a Cartilha da Encenação Contemporânea. Têm outros que estão sintonizados com o seu tempo e simplesmente são modernos.A peça tem um ranço, tem algumas barrigas e mente quando propõe um jogo com a platéia e não está preparada para cumpri-lo. Ou não quer cumprir. Quando uma regra do jogo não é cumprida o jogo fica sem graça. Se é dado o direito para que o público escolha democraticamente a cena que quer ver, fica implícito que as outras duas alternativas perderam e estão fora do espetáculo. As barrigas estão em certas repetições de cenas e textos. Sim, já entendemos o mote principal. Sim, já entendemos que estamos diante de um texto fragmentado, loucão, pra lá de inteligente. Pra que ficar repetindo? Já o ranço, na minha opinião tem duas causas:
1. A direção não permite que a peça exploda. Amarra-a a uma seriedade excessiva em momentos que não são sérios. Não se decide pela comédia. Fica em cima do muro.
2. O protagonista "desorientado", presentificado por Leandro Lefa, é bom de corpo e em alguns momentos alcança a graça, mas, carece de força, falta presença e nuanças no texto, energia de protagonista. Fiquei torcendo para que o personagem do Lucas Sampaio desse um pau no carinha pra ver se ele ligava todos os motores. O personagem dele é o próprio Pato Donald. Se fode até quando se dá bem. O Leandro é perfeito para o papel. Tem que ver desenho do Pato Donald e explodir na peça.
Desvario recebeu financiamento do Fumproarte. Deve ter recebido a mesma verba mixuruca que todo mundo recebe pra realizar seus projetos. Mas, mesmo esta verba mixuruca, já faz uma enorme diferença no resultado da produção em geral. Alguém da UFRGS que tenha visto o trabalho quando era resultado de um projeto de graduação e revisto agora, devia cobrar da Reitoria da UFRGS, uma posição mais ativa na viabilização de recursos para a produção dos trabalhos finais do DAD. Ou, no mínimo, se coçar para adequar tecnicamente suas salas de espetáculo para que o aluno tivesse reais condições de experimentar ou, simplesmente, realizar seu projeto. Já que a UFRGS capta recursos da Cultura para proteger e recuperar seus prédios históricos, será que ela não poderia captar ou destinar recursos da Cultura para seus teatros?
Parabéns, pra todo mundo.
Vão ver.
M.F.
Na foto de Elisa Viali (ZH) aparecem Lucas Sampaio e Elisa Volpato

sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROCURA-SE, UMA COMÉDIA CLARA

“O riso é uma arma de destruição: ele destrói a falsa autoridade e a falsa grandeza daqueles que são submetidos ao escárnio.”
Vlamidir Propp

Fazer teatro é sempre difícil. Fazer comédia, mais ainda. Entender os processos da comicidade e do riso teoricamente até que é bem simples, mas, encarar a prática de fazer rir no palco é muito diferente. Tem àqueles que parecem ter nascido pra isso. E tem aqueles que, para fazer os outros rirem, têm que trabalhar muito e penar.
Pois fui ver Procura-se, uma Comédia trabalho do Atelier de Criação II do DAD/IA/UFRGS, um exercício de comédia com direção de Kalisy Cabeda e atuação de Celso Zanini, Rodrigo Fiatt e Elisa Heidrich.
Com intenção de dar um tom sépia na sua homenagem ao cinema mudo, Kalisy optou por fazer uma comédia escura, e com isso diminui a comicidade. Os atores parecem transitar pouco à vontade pelo âmbito da comédia, mas aparecem bem e tiram excelente partido dos seus tipos físicos e das situações propostas pelas histórias. Todos parecem ter mais bala na agulha do que mostram. Só não sei pra quê ou por causa de quê guardaram-nas. Destacam-se apenas em alguns momentos e mantêm-se coesos durante a maior parte do tempo.
A peça, constituída de três pequenos esquetes cômicos, alterna alguns (poucos) bons momentos de comicidade, com aquele lirismo que é sempre esperado nos trabalhos inspirados nos filmes de Charles Chaplin. O trabalho cresceu bastante desde a apresentação do semestre passado no palquinho do DAD. Os atores estão dominando mais os elementos. A produção melhorou em todos os aspectos. Menos na utilização de pesados praticáveis sem rodas.
Modesto Fortuna.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

PRA NÃO DIZER QUE EU NÃO FALEI DE CORES

Desculpem, mas não resisti ao trocadilho. Assisti, domingo no Teatro Renascença, a mais nova peça infantil do meu grande amigo, o diretor e ator Roberto Oliveira. Como conheço o amigo de longa data, sei que esta peça ja foi encenada em 1982. Tendo sido escrita, também por ele, em 1981. Originalmente, a peça procurava retratar, em tom de brincadeira, cada um de seus antigos parceiros de um antigo grupo do qual o autor fazia parte e que se chamava Depois do Arco-Íris. Outro dia falo quem eram.
A peça tem um mérito: propõem-se a levar arte para as crianças. Não oferece uma diversão fácil, pois exige que o espectador fique atento e participe com sua inteligência do humor proposto pelo espetáculo. Chama atenção que a platéia infantil mantêm-se mesmo em silêncio e com os olhos fixos no espetáculo durante todo o tempo.
O texto mantém-se "moderno". É fragmentado. Apresenta várias histórias que falsamente são interrompidas, pois todas se completam. Por outro lado, é bastante convencional ao se utilizar de uma velha "fórmula" aplicada ao teatro infantil, na qual as cenas são intercaladas com canções. Teatrinho e musiquinha, teatrinho e musiquinha. É convencional também em sua última cena, quando narra a história do personagem que busca a cor-de-colorido. O diretor usa o truque de trocar o ator que vai atrás da cor, mas, fora isso, é uma historinha com começo, meio e fim, como as de sempre.No elenco, demonstram maior dificuldade os atores Fabiano Silveira e Juliano Canal. Os outros quatro atendem com energia, autonomia e desenvoltura as exigências do espetáculo e as propostas corporais do diretor. Cada um deles (Elisa Heidrich, Luiza Pezzi, Lucas Sampaio e Francine Kliemann) aproveitam com eficiência de todos os momentos em que têm uma participação destacada pelo texto. Fabiano Silveira é várias vezes flagrado "olhando" a peça. Em vários momentos demonstra não saber o que fazer ou o quê está fazendo em cena. Juliano Canal, embora esteja entre os mais experientes, tem nítida dificuldade na composição dos personagens, bem como no uso de seu próprio corpo. Mas, tem uma simpatia pessoal que lhe auxilia. É visível, ou melhor, audível que o elenco feminino canta mais afinadamente do que o trio masculino.
As canções e intervenções musicais de Roberto Chedid são boas, de fácil comunicação e memorização, além de adequarem-se as necessidades da peça. Se Fabiano Silveira erra na atuação, acerta em cheio na iluminação. Os figurinos de Ana Fuchs e Ig Borghese são muito bonitos. Seu geometrismo propõe uma fuga do realismo. Os bonecos de Guilherme Luchsinger são vistosos, bonitos e cumprem a sua função. De tudo, dois elementos destoam completamente do todo do espetáculo: a tv e a empanada dos bonecos.
Em seu conjunto a peça é boa e, com certeza, vale à pena como programa de final de semana tanto para os pais quanto para os filhinhos.
A foto é de Modesto Fortuna e aparecem nela: na escada: Lucas Sampaio, Francine Kliemann, Elisa Heidrich e Fabiano Silveira. Na frente: Juliano Canal e Luiza Pezzi.
M.F.

domingo, 14 de junho de 2009

UM BANQUETE DE DISCURSOS



“A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”.
Platão

E como sempre faço há anos, lá fui eu assistir outra peça do Luciano Alabarse. Desta vez eu saí de casa sabendo que iria passar pelo menos quatro horas na companhia dele. Sempre acho que vale a pena. O Luciano é uma inteligência rara aqui em Porto Alegre. Ele é o único que continua fazendo teatro de quinta a domingo com casa cheia. Ele e todo o chamado teatro comercial. Só que o teatro do Luciano não se trata de comédias superficiais feitas ao gosto da classe média. Ele tornou comercial algo que não é comercial. Teatro para uma classe de alto poder aquisitivo, consumidora de arte e intelectualizada.
Dei uma olhada na platéia do Theatro São Pedro e lembrei do casal Álvaro e Eugênia Moreyra. É, ele mesmo, o Álvaro Moreyra da Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura. Pois este casal, em 1927, fundou no Rio de Janeiro, o Grupo Teatro de Brinquedo, composto por membros da alta burguesia, buscando comunicar-se com pessoas de “gosto mais elevado”. Criaram um grupo cercado de respeitabilidade. Bacana. Um teatro feito por ricos e apresentado para ricos. Acho que tem tudo a ver com a proposta do Luciano.
A primeira peça é uma leitura dramática encenada. É a entrada do banquete. Composta de pequenos embates filosóficos, frutas e vinho para aquecer a mente do espectador. Uma entrada leve, meio insossa, temperada apenas por um ou outro golpe de teatro de algum ator mais saidinho. Em geral as interpretações são exageradas ou esperadas, tipo o Marcos Contreras, repetindo a si mesmo. Mesmo Marcelo Adams, sempre um excelente ator, sofre para dar conta da verborragia da peça e tem que despender uma energia extra para que seu gênio brilhe em alguns momentos.
Intervalo.
E é servido o prato principal: O Banquete. Apesar das peripécias e ousadias inventadas pelo diretor, é um banquete meio requentado. A primeira parte aqueceu nossa mente, mas torrou o nosso saco. O nível das interpretações cai sensivelmente. Todo mundo se repete. Sandra Dani é tão boa quanto sempre. Luti Pereira é tão bom quanto sempre. Carlos Cunha e Baldissera, idem. Mas, nenhum deles nos brindam com o que têm de melhor. E com Luiz Paulo Vasconcellos retornamos ao ponto. Aí não há diálogo nem discurso que resista. Continuo gostando mais do Luciano de antes do PoA em Cena.
M.F.
FOTO: JULIO APPEL

terça-feira, 2 de junho de 2009

A DECISÃO - O TEATRO DIDÁTICO DE B. BRECTH

“Os filósofos até então apenas interpretaram o mundo; trata-se agora de transformá-lo.”
Karl Marx

“É que, parece, não existe a possibilidade de modificar o público burguês: quando um homem burguês (e quem não o é?) entra num teatro, de certo modo se despede da vida, esquece o mundo “exterior”, e pede a sua dose de diversão. Brecht dá agora um passo radical: se não dá para mudar o público, invente-se um novo público, e, se nem isso for possível, então, mais simplesmente, cometa-se o crime perfeito e suprima-se até mesmo a idéia de público. E é assim que surgem as peças didáticas. (...) abandona-se aquela diversão perdulária, e fica-se com a seriedade do pedagógico, com o exercício ascético da racionalidade.”
Gerd Bornheim

Anos-luz distante da diversão perdulária, o Grupo Trilho, com muita coragem e determinação, enfrenta bravamente a tarefa de apresentar uma peça que além de antiga é política até a raiz, e, mais do isso, propõem-se a demonstrar a função pedagógica do teatro. Trata-se de “A Decisão”, escrita em 1930, pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, que, mais ou menos nesta época escreveu outras peças que se inserem na classificação de peças didáticas, tais como “O Vôo de Lindberg” e “Aquele que diz sim”, ambas de 1929.
O Professor Gerd Bornheim, em seu livro Brecht, A Estética do Teatro, observa que “o sucesso de Brecht com as peças didáticas, sobretudo em colégios, era muito grande, o que o encorajava a continuar explorando o rico filão.” Entretanto, o mesmo autor comenta que “A Decisão” já é uma peça muito ligada ao Partido Comunista”, e que a partir desta peça Brecht abandona os colégios e se volta para os sindicatos operários.
Fidelíssimos ao autor, o Grupo Trilho segue à risca suas indicações. Utiliza um recurso estipulado por Brecht: “cada um dos quatro atores deve representar o jovem (o protagonista) numa das quatro cenas principais.”
Inegavelmente a peça dá o seu recado favorável a revolução. Os atores são fiéis a sua missão e se entregam com energia e paixão. Nem todas as interpretações são convincentes. O desnível entre os atores é enorme. A parte musical do espetáculo é executada com prazer e vigor.
Achei que o espetáculo caiu um pouco no final. Tudo parece ser uma repetição do que já foi dito e visto. Não sei se é a peça que cansa ou se me afastei do espetáculo quando Brecht diz que o jovem devia mesmo ter sido morto porque colocara o sentimento à frente da razão, e que por agir de forma impulsiva, passional e romântica comprometia o processo revolucionário e, principalmente, o partido, sendo necessário seu desaparecimento. Aí é demais, né, seu Brecht?

LEI DE FOMENTO À MODA DA CASA

Em novembro de 2008, foi lançado o livro “A Luta dos Grupos Teatrais de São Paulo por Políticas Públicas para a Cultura – Os Cinco Primeiros Anos da Lei de Fomento ao Teatro. Sim, a chamada Lei de Fomento, como é conhecida do norte ao sul do país, está completando cinco anos de prática e de fomento aos grupos de teatro da cidade de São Paulo. O livro conta que tudo começou com o Movimento Arte Contra a Barbárie, iniciado em 1998, e que culminou com a Lei de Fomento ao Teatro promulgada em 2002, e relata as experiências fomentadas e o impacto que a Lei trouxe na diversificação da cena teatral, ao compor uma nova fisionomia para o teatro paulistano.
A Lei de Fomento ao Teatro de São Paulo aprovou uma verba anual de seis milhões de reais. Através do livro ficamos sabendo que de 2002 a 2008, foram realizados 13 editais do Programa, pelos quais 192 projetos de 93 núcleos artísticos da cidade de São Paulo foram selecionados, propiciando condições – não só para a montagem de seus espetáculos – para a manutenção de suas pesquisas estéticas e interventivas.
Pois aqui em Porto Alegre, também um coletivo formado por artistas de teatro ligados ao chamado teatro de grupo, batalha por uma Lei semelhante a prima paulista mais velha e mais rica. O projeto de Lei está tramitando há horas na Câmara dos Vereadores. Já foi arquivada. Já foi ressuscitada. E se encontra atualmente nova em folha, pronta para ser apreciada pelos nobres vereadores.
Sabem quanto a Secretaria Municipal da Cultura destinou a nossa Lei de Fomento?
Cem mil reais. É isso mesmo. Cem mil. Que miséria! Vai fomentar o quê com cem mil? Um grupo? Durante quanto tempo? Seis meses? É ridículo. Inaceitável.