Mostrando postagens com marcador Comentário Cinema. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comentário Cinema. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de outubro de 2009

ANTICRISTO


Pouquíssimo público na sessão das oito no sábado no Arteplex. O filme é encantador. Impactante pela beleza trágica, pela violência, pela sexualidade, pela natureza. Me parece que fazia algum tempo (alguns filmes) que Trier não ia tão fundo. No fundo do poço da culpa, da vingança, da loucura, da tragédia. Um lodaçal de corpos, de mortos. Um exorcismo.  Cada capítulo é mais surpreendente e maligno que o anterior. Imperdível.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MODESTAS MULHERES


Sobre não deixar passar em branco. Esta maravilhosa criatura da natureza, Brigitte Bardot completa 75 anos. A atriz francesa que mais atiçou a imaginação masculina. Comparável apenas a Marilyn Monroe, sua cópia norte-americana. Belíssima cópia, diga-se de passagem.
M.F.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

AINDA ORANGOTANGOS DUPLAMENTE PREMIADO NO FESTIVAL DE CINEMA DE LIMA



O longa Ainda Orangotangos venceu dois prêmios no Festival de Lima, no Peru. Dirigido por Gustavo Spolidoro, o filme recebeu o troféu Spóndylus, para filme de estréia, e Roberto Oliveira venceu na categoria de Melhor Ator. Ainda Orangotangos ganhou o Primer Premio del Jurado a da Mejor Ópera Prima, recebendo o troféu Spóndylus e o valor de US$ 5 mil. Oliveira recebeu o prêmio de Melhor Ator pelo trabalho feito em Ainda Orangotangos e em Cão Sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca. Ambos são produzidos pela Clube Silêncio em parceria com a produtora Drama Filmes.Faziam parte do júri, presidido pelo escritor peruano Mario Vargas Llosa, a atriz portuguesa Maria de Medeiros, o diretor argentino Marcelo Piñeyro, o jornalista francês e diretor do Festival de Friburgo Edouard Waintrop e o diretor chileno Silvio Caiozzi. Este é o 11º festival que o longa participa. Ainda Orangotangos já foi exibido no Festival de Roterdã (Holanda), Bacifi (Argentina), Toulouse (França) e Munique (Alemanha). Nos próximos meses, o longa será exibido em outros festivais importantes, como Sanfic, em Santiago no Chile; Milano Internacional, na Itália; Latinbeat, em Nova York; Films From the South, em Oslo, Noruega, e em Nouveau Cinema, em Montreal (Canadá).O filme, o primeiro todo rodado em um único plano-seqüência no Brasil, é uma adaptação de seis contos do livro homônimo de Paulo Scott. Gustavo Spolidoro e Gibran Dipp assinam o roteiro, que mostra 14 horas de um dia quente de verão, quando quinze personagens transitam pelas ruas e prédios de Porto Alegre. Ainda Orangotangos estréia dia 29 em Porto Alegre e no dia 5 de setembro nos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

sábado, 19 de abril de 2008

JUNO - UMA BABAQUICE QUE RENDEU OSCAR


A sinopse divulgada pelos releases de tudo quanto é site e veículo de imprensa diz que a jovem Juno, com apenas 16 anos "engravidou acidentalmente de um grande amigo com quem transou apenas uma vez". Pensando que ela é uma jovem bem informada da classe média americana que estuda numa escola cara e bacana, de cara, desconfiei que ela fosse bastante babaca. Daí pra escapar do aborto ela procura nos classificados um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer. E encontra um casal de ricaços que, vejam só, está querendo muito adotar uma criança e se propõe a bancar toda a brincadeira de Juno. A maneira como as coisas são resolvidas no filme não podem ser mais superficiais e rasteiras.
Histórias babacas como essa são absolutamente normais no cinema do mundo inteiro e, mais ainda, na mega indústria cinematográfica americana. Mas daí a entregar o oscar de melhor roteiro para esta melosa historinha escrita por Diablo Cody, que é tida como a roteirista-sensação do momento é, no mínimo, pra avacalhar com o troféu. E ainda tem sites e revistas dizendo que ela "tem um estilo invejável", que "os diálogos são espertíssimos, ácidos, com uma linguagem elaborada e ao mesmo tempo inocente", e que " a relação da personagem com o mundo é o que torna o filme memorável".
Não caiam nessa. É um filmezinho sessão da tarde com um elenco que vai de aceitável (a protagonista), passável (papai e madrasta) a muito fraco (amiguinho nerd comedor que não entende muito bem o que fez). Dinheiro gasto à toa. E preferível esperar que passe no SBT.


domingo, 2 de dezembro de 2007

VIAGEM A DARJEELING

Caso você esteja com vontade de ir ao cinema e não decidiu o que quer ver, pode escolher este filme. Agora, se você escolher algum outro não perderá nada com a troca, pois este, com certeza, não será o filme da sua vida. Após a morte e funeral do pai, três irmãos norte-americanos, típicos filhinhos-de-papai, empreendem uma viagem a Índia para encontrar-se a si mesmos e a mãe que trabalha como voluntária num povoado remoto daquele estranho país. No release do site oficial do filme diz que se trata de "um filme sobre aventura e amizade". Trata-se apenas de um bom passatempo. Bons atores, belas imagens belas imagens da Índia, um tom de comédia maluca, um roteiro meio mal amarrado. Enfim, se não tiver uma escolha melhor, ou se quiser apenas entreter-se por uma hora e meia, vá assitir.

domingo, 25 de novembro de 2007

MORTE NO FUNERAL



Infelizmente, o melhor espetáculo do meu final de semana cultural foi um filme e não uma peça de teatro. Em cartaz na CCMQ uma excelente comédia inglesa que, com certeza, atinge seu objetivo principal: fazer rir. Um elenco afinado, um roteiro bem fechadinho recheado de situações cômicas faz de Morte no Funeral um bom programa. Não se trata de uma maravilha do outro mundo, mas em comparação com muitas comédias americanas modernas, fica bem acima da média.