sábado, 19 de abril de 2008

JUNO - UMA BABAQUICE QUE RENDEU OSCAR


A sinopse divulgada pelos releases de tudo quanto é site e veículo de imprensa diz que a jovem Juno, com apenas 16 anos "engravidou acidentalmente de um grande amigo com quem transou apenas uma vez". Pensando que ela é uma jovem bem informada da classe média americana que estuda numa escola cara e bacana, de cara, desconfiei que ela fosse bastante babaca. Daí pra escapar do aborto ela procura nos classificados um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer. E encontra um casal de ricaços que, vejam só, está querendo muito adotar uma criança e se propõe a bancar toda a brincadeira de Juno. A maneira como as coisas são resolvidas no filme não podem ser mais superficiais e rasteiras.
Histórias babacas como essa são absolutamente normais no cinema do mundo inteiro e, mais ainda, na mega indústria cinematográfica americana. Mas daí a entregar o oscar de melhor roteiro para esta melosa historinha escrita por Diablo Cody, que é tida como a roteirista-sensação do momento é, no mínimo, pra avacalhar com o troféu. E ainda tem sites e revistas dizendo que ela "tem um estilo invejável", que "os diálogos são espertíssimos, ácidos, com uma linguagem elaborada e ao mesmo tempo inocente", e que " a relação da personagem com o mundo é o que torna o filme memorável".
Não caiam nessa. É um filmezinho sessão da tarde com um elenco que vai de aceitável (a protagonista), passável (papai e madrasta) a muito fraco (amiguinho nerd comedor que não entende muito bem o que fez). Dinheiro gasto à toa. E preferível esperar que passe no SBT.