domingo, 20 de dezembro de 2009

BACANTES OITO ANOS DEPOIS


Inflexíveis Ligações, nova peça do Grupo Teatral Bacantes, que completou, em 2009, oito anos de existência. Não é de hoje que conheço alguns dos integrantes do grupo. Antigos participantes da Oficina de Teatro do Parque dos Maias, orientados pelo diretor Marcelo Restori, a quem substitui por um período. Foi assim que conheci a semente daquilo que vem a ser hoje o Grupo Bacantes.
Fortemente influenciados pelo Falos & Stercus e, é claro, pelo Marcelão, o grupo nasceu com o forte intuito de chocar, de balançar as estruturas teatrais, de provocar, de buscar uma originalidade teatralmente agressiva.
"Romeu e Julieta Invertido", "Noites de Sexo e Violência" e "Perversus", são alguns dos títulos de peças anteriores, algumas ainda com a orientação de Marcelo Restori.
Inflexíveis Ligações, esteve em cartaz na SALA 402, da Usina do Gasômetro, atual endereço do Depósito de Teatro, que faz parte do Projeto Usina das Artes.
O espetáculo tem um belo e arriscado trabalho corporal, mas é confuso em sua dramaturgia, que só é compreendida se o espectador ler o programa da peça. O contato dos atores com os espectadores é agressivo e antiquado, lembra produções dos anos 60 e peças antigas do Ói Nóis. Não traz nada de novo e não acrescenta nada ao espetáculo.

Nenhum comentário: