domingo, 24 de outubro de 2010

UM MONTE DE PEÇA BOA


De propósito, bem na chamada ressaca provocada pela over dose de teatro do Porto Alegre em Cena, só pra contrariar, entra em cena uma fortíssima movimentação teatral.
A primeira estréia deste momento atípico foi A Lição, encenada pela Cia. de Teatro ao Quadrado, do Marcelo Adams e Margarida Peixoto. Mas, têm vários espetáculos estreando, e pelo menos alguns deles, na minha expectativa, prometem agitar a "crasse" e o público frequentador do teatro local. Wonderland do Sarcaústico, Hotel Fuck da Santa Estação e Clube do Fracasso da Cia. Rústica. Daniel Colin, Jezebel de Carli e Patrícia Fagundes são, respectivamente, os diretores dos espetáculos. Mas, tem muito mais: tem o TeatrOfídico, do Eduardo Kraemer e Renato del Campão que estreia "Pode ser que seja só o leiteiro lá fora"; tem estréia marcada de HYBRIS,  novo espetáculo do Falos, do Marcelo Restori; tem o novo trabalho da Usina do Trabalho do Ator, da Celina Alcântara e Gilberto Icle, a peça se chama Cinco tempos para a Morte; tem o Animal Agonizante, peça dirigida pelo Luciano Alabarse com Luiz Paulo Vasconcellos protagonizando. Tem Vanise Carneiro estreando Nove Mentiras Sobre a Verdade. É muita peça. Tomara que eu consiga ver tudo.
Ontem  (sábado) assisti a peça do Daniel. Maravilha, criativa, feérica, como manda o talento do Dani. Depois escrevo mais, ainda estou deglutindo todo o imenso conteúdo de provocação que a peça causa no espectador.
Hoje vou ver O Clube do Fracasso, peça da minha amiga Patrícia Fagundes. Assisti praticamente todas as peças que ela dirigiu. Nenhuma das vezes saí insatisfeito do teatro. Depois escrevo alguma coisa. Mas, se voce gosta de teatro, não perca tempo, faça sua escolha, compre seu ingresso e bom espetáculo.
   foto: modesto fortuna; na foto: rodrigo shalako em Wonderland, ou...

sábado, 9 de outubro de 2010

UM POUCO DE POLÍTICA

Saravá! A Era Ieda acabou! A Mônica não se elegeu. E o Tarso provou que é bom de voto e acabou com os sonhos de governador do Fogaça. Ganhar no primeiro turno é ruim porque o cara fica se achando. Mas é bom porque economiza um pouco do dinheiro público que é gasto nos anúncios do TRE. Que palhaçada nacional foi o supremo da Elen e sua turma, votar na véspera da eleição que não precisava levar o título. Depois de gastar uma nota divulgando que sem os dois documentos o cidadão não poderia votar. Cara dura esses ministros do supremo. Eles é que tão se achando.
Minha gurua, Enid Backes, disse que o melhor é ter um segundo turno pro Lula não acreditar que pode tudo, que pode eleger até um poste pra presidente. Além disso, não se economiza nada se não houver segundo turno, porque a grana já esta destinada e não vai voltar jamais para os cofres públicos haja ou não haja segundo round. 
Voces já notaram que agora no segundo turno as propostas dos dois candidatos são as mesmas? Vou transcrever mais uma vez as palavras ditas em 1972 pelo artista plástico Joseph Beuys:
" Pergunto-me quanto tempo ainda pode durar tal jogo. Por quanto tempo as pessoas continuarão a votar em partidos e em seus representantes, ou melhor em conceitos vazios de significado e conteúdo"
Eu vou de Dilma a a Enid me confidenciou que não vai votar em nenhum dos dois candidatos. Mas como o voto é secreto ela pode mudar de idéia e ir votar ou simplesmente negar o que eu estou dizendo.