sexta-feira, 13 de julho de 2007

HOJE TEM BAGASEXTA


Hoje é noite de Bagasexta. Hoje é sexta-feira, treze, e é dia de BAGASEXTA TPM. Faz quase cinco anos que repetimos mensalmente este espetáculo, um show de variedades ambientado num bar e que acontece no meio de uma festa que reúne tipos de todas as tribos. Antigamente, acontecia de quinze em quinze dias. Como a festa transformou-se em festa temática a partir da segunda edição, a gente quase morria pra produzir e apresentar o show duas vezes por mês. Nem bem a gente se recuperava de uma Basgasexta, ja tinha que começar a produzir a seguinte. Era um trabalho anormal.
Teve a Bagasexta do Depósito da Benjamin. Depois teve a fase Sunga que mudou de nome e virou Cine Theatro Ypiranga, cheio de "h" e de "y". E agora estamos na fase do novo Depósito.
Na Benjamin, era o momento da invenção. Muitos artistas compareciam. Tinha fila. Era apertado e a Bagasexta ficou famosa. Saiu na Zero e tudo. No Sunga, virou meio gls, mudou de público. Mudou de Sunga pra Cine Theatro e mudou de público de novo. Agora, voltou pro Depósito, espaço maior e está se ambientando. Mas ja deu pra ver que os artistas voltaram. Voltaram os colegas. Tem um público legal. Gente bacana.
Atualmente estamos numa fase, no mínimo, conturbada, já que dois atores do elenco estão tentando a vida no Rio de Janeiro e estão cada vez menos conosco. A parte de criação fica bastante prejudicada. E a atuação também, ja que nem sempre eles estão com a gente e então toda aquela empolgação e química de grupo se perde. A festa perde com isso.
Mas... c'ést la vie, como dizem os franceses.
Escrachamos o humor, detonamos o bom mocismo, radicalizamos a comédia, expomos o nosso rídiculo e o dos outros, desrespeitamos o politicamente correto em nome da risada e do enlouquecimento do cidadão, estimulamos o uso da altas doses de prazer no corpo e nas relações, provocamos o desnudamento do ator e do público. Isso é a Bagasexta. Isso, pra mim, é a Bagasexta.
Logo que a Baga firmou-se como um sucesso, a gente pode notar o surgimento do efeito inveja. Parece mentira, mas a Bagasexta suscita inveja em algumas pessoas da dita classe teatral. A "crasse" não perdoa o sucesso. Claro que não é só com a Bagasexta que isso acontece. É bem coisa de Porto Alegre. Aqui, a coisa funciona assim. Mas, com ou sem inveja, a caravana passa e nós passarinhos.

Nenhum comentário: