sábado, 14 de julho de 2007

Revendo velhos conceitos sobre Porto Alegre.


Eu penso que existem "interésses", como diria o nosso Brizola, que pretendem amarrar Porto Alegre ao passado e ao provincianismo. Pretendem atrelar Porto Alegre ao titulo de "carroça". Trata-se de uma deslavada mentira. Porto Alegre não e mais, nem de longe, aquela cidadezinha tosca e interiorana que ficava localizada no extremo sul, no cú do Brasil.
Porto Alegre é a cidade da Restinga, do Lami, lá na extrema Zona Sul até a Nova Gleba, a Wenceslau Fontoura, lá nos cofins da Zona Norte, divisa com Alvorada. Com certeza, hoje, são raríssimos os portoalegrenses que conhecem toda Porto Alegre. A cidade se emancipou totalmente a partir do momento que recebeu o Fórum Social Mundial. Ganhou ares cosmopolitas. Ficou famosa no mundo inteiro.
Incutir a idéia de que a cidade ainda é pequena, interiorana, atrasada, é trabalhar pela manutenção de ideais elitistas, tacanhos e, estes sim, atrasados, retrógrados, que almejam preservar ad infinitum os privilégios, as prerrogativas e as imunidades que os ideólogos do provincianismo portoalegrense desfrutam desde os tempos da fundação da cidade.
Um olhar mais detido pela cidade, revelará que Porto Alegre é uma metrópole, que a cidade se desenvolveu tremendamente nos últimos 25 anos. É um fato. É inexorável.

Nenhum comentário: