quinta-feira, 18 de junho de 2009

PRA NÃO DIZER QUE EU NÃO FALEI DE CORES

Desculpem, mas não resisti ao trocadilho. Assisti, domingo no Teatro Renascença, a mais nova peça infantil do meu grande amigo, o diretor e ator Roberto Oliveira. Como conheço o amigo de longa data, sei que esta peça ja foi encenada em 1982. Tendo sido escrita, também por ele, em 1981. Originalmente, a peça procurava retratar, em tom de brincadeira, cada um de seus antigos parceiros de um antigo grupo do qual o autor fazia parte e que se chamava Depois do Arco-Íris. Outro dia falo quem eram.
A peça tem um mérito: propõem-se a levar arte para as crianças. Não oferece uma diversão fácil, pois exige que o espectador fique atento e participe com sua inteligência do humor proposto pelo espetáculo. Chama atenção que a platéia infantil mantêm-se mesmo em silêncio e com os olhos fixos no espetáculo durante todo o tempo.
O texto mantém-se "moderno". É fragmentado. Apresenta várias histórias que falsamente são interrompidas, pois todas se completam. Por outro lado, é bastante convencional ao se utilizar de uma velha "fórmula" aplicada ao teatro infantil, na qual as cenas são intercaladas com canções. Teatrinho e musiquinha, teatrinho e musiquinha. É convencional também em sua última cena, quando narra a história do personagem que busca a cor-de-colorido. O diretor usa o truque de trocar o ator que vai atrás da cor, mas, fora isso, é uma historinha com começo, meio e fim, como as de sempre.No elenco, demonstram maior dificuldade os atores Fabiano Silveira e Juliano Canal. Os outros quatro atendem com energia, autonomia e desenvoltura as exigências do espetáculo e as propostas corporais do diretor. Cada um deles (Elisa Heidrich, Luiza Pezzi, Lucas Sampaio e Francine Kliemann) aproveitam com eficiência de todos os momentos em que têm uma participação destacada pelo texto. Fabiano Silveira é várias vezes flagrado "olhando" a peça. Em vários momentos demonstra não saber o que fazer ou o quê está fazendo em cena. Juliano Canal, embora esteja entre os mais experientes, tem nítida dificuldade na composição dos personagens, bem como no uso de seu próprio corpo. Mas, tem uma simpatia pessoal que lhe auxilia. É visível, ou melhor, audível que o elenco feminino canta mais afinadamente do que o trio masculino.
As canções e intervenções musicais de Roberto Chedid são boas, de fácil comunicação e memorização, além de adequarem-se as necessidades da peça. Se Fabiano Silveira erra na atuação, acerta em cheio na iluminação. Os figurinos de Ana Fuchs e Ig Borghese são muito bonitos. Seu geometrismo propõe uma fuga do realismo. Os bonecos de Guilherme Luchsinger são vistosos, bonitos e cumprem a sua função. De tudo, dois elementos destoam completamente do todo do espetáculo: a tv e a empanada dos bonecos.
Em seu conjunto a peça é boa e, com certeza, vale à pena como programa de final de semana tanto para os pais quanto para os filhinhos.
A foto é de Modesto Fortuna e aparecem nela: na escada: Lucas Sampaio, Francine Kliemann, Elisa Heidrich e Fabiano Silveira. Na frente: Juliano Canal e Luiza Pezzi.
M.F.

Nenhum comentário: