sábado, 27 de junho de 2009

MARLENI - O TEATRO VAI AO CINEMA



Ou será que o cinema que foi ao teatro? Bem, eu fui ao majestoso Teatro do CIEE assistir Marleni, espetáculo assinado por Márcia do Canto e Liliana Sulzbach. No elenco, uma dupla de peso, duas conceituadíssimas atrizes: Ida Celina e Araci Esteves.
Comentar este espetáculo não é nada fácil. A peça me colocou numa sinuca de bico. Passado alguns dias, ainda não sei definir as causas dos meus sentimentos.
A peça é bem dirigida. Tudo é limpo e está perfeitamente no lugar. Vê-se a mão da Márcia do Canto e vê-se o olhar cinematográfico da Liliana Sulzbach. A inserção de imagens são muito bem realizadas. Tecnicamente perfeitas. As atrizes compõe suas personagens com maestria e quase exatidão. Araci Esteves tira de letra. Só fiquei pensando no estado das cordas vocais dela, que usa o tempo inteiro uma voz rascante, áspera e integralmente na garganta. Ida Celina boa como sempre. O cenário do Élcio Rossini é um primor. Tem beleza e harmoniza-se perfeitamente com a peça. Tudo está rigorosamente em seu lugar.
Então, porque a peça não "me pegou"? Porque me distanciei várias vezes do espetáculo? Porque vi pessoas cochilando na platéia? E eu mesmo me peguei com os olhos pesados? Precisava mesmo daqueles microfones? Será que o ritmo da peça é todo meio igual do começo ao fim? O texto que não se universaliza? As atrizes não arriscam um voô mais profundo ou mais alto ou mais louco? Os acontecimentos são previsíveis? É tudo limpo demais? O conflito não se sustenta? Não sei. Não sei definir o que é.
M.F.

Um comentário:

Rodrigo Monteiro disse...

Oi, Roberto. Agora li a sua crítica de Marleni... Será que respondi? Abraços,

Rodrigo

Sucesso em sampa!